Se tem uma coisa que quem gosta de treinar teve que aprender na pandemia foi explorar novos métodos de exercícios, e uma prática que foi ganhar novos suportados por ser um formato otimizado e simples foi a calistenia .
Mas, o que é a calistenia?
A calistenia é um meio dinâmico e fortalecedor que está em ascensão por ser, além de muito eficaz, uma tendência futurística que conversa com a busca de economia e sustentabilidade contando com séries de exercícios que podem ser realizados em casa ou ao ar livre com ênfase no peso do próprio corpo, esse método de treinamento economiza o desgaste de deslocamentos, e permite, sem o uso de halteres, anilhas e aparelhos complexos, fazer do seu corpo o seu ginásio.
Saúde é bem comum
Todo corpo carrega em si a capacidade de se tornar saudável e em diversas vezes os fatores que atrapalham o desenvolvimento real de um corpo cheio de vitalidade são as barreiras que nos impedem de chegar ao balcão de uma academia para se matricular, desde os preços de vestimentas , meio de transporte, até trajes alimentares desregrados que levam a falta de foco e - precisamos ser honestos - a preguiça.
Aí é outro espaço em que a calistenia aparece como uma solução fora da curva, para quem enfrenta problemas como esses, ela economiza incômodos enquanto gasta calorias, e, como saúde é para todos, começar com exercícios simples e manter a constância vai extrair resultados e um novo desempenho corporal.
Expandindo a dinâmica corporal
A calistenia é um meio muito assertivo para o fortalecimento muscular, uma vez que usa como base exercícios feitos ''por conta própria'', e, diferente das execuções concentradas e com levantamento de pesos seu propósito não está no crescimento muscular e ganho direto de volume, mas, na força, equilíbrio e desenvolvimento corporal.
Realizar práticas desse método impulsionam a consciência corporal enquanto ativam um gasto calórico expressivo, consequentemente queimando vitaminas e renovando as forças.
Ir treinar, é só começar
Já está mais que claro que movimentar o corpo produz bem-estar, melhora o sistema imunológico, controla a glicemia, libera neurotransmissores que combatem a depressão e ansiedade enquanto regula a pressão sanguínea e aumenta a disposição. E, para as trocas gasosas que são fundamentais na busca do equilíbrio, encomendar um Flux Air pode potencializar em muito o seu desempenho no universo da calistenia.
Exercícios
Se recomenda uma frequência de 3 a 4 vezes por semana para o corpo ir aprendendo coerência e aqui vão alguns exercícios fáceis e acessíveis para se praticar em casa:
Flexão de braço;
Prancha abdominal;
Prancha Lateral:
Agachamento.
(para quem deseja dar um passo evolutivo na calistenia, ir em praças e fazer treinos com barras são muito indicados).
Se prepare, alonga, respire fundo e comece a aproveitar seus novos dias de flexibilidade, mobilidade e coordenação!